Aerofotogrametria é a cobertura aerofotográfica executada para fins de mapeamento. Originária da Fotogrametria, ciência que permite executar medições precisas utilizando-se de fotografias métricas, tem por finalidade determinar a forma, dimensões e posição dos objetos contidos numa fotografia, através de medidas efetuadas sobre a mesma.
Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, geologia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, tem sua maior aplicação no mapeamento.
Uma aeronave equipada com sensores específicos (RGB, NDVI,Termal, Multiespectral, entre outros) percorre o território fotografando-o verticalmente, seguindo alguns preceitos técnicos como: ângulo máximo de cambagem 3º, sobreposição frontal entre as fotos de 80%, e sobreposição lateral de 70%.
Por ser uma ciência cara, no método tradicional, poucas empresas trabalham com esta tecnologia no país, devido ao alto custo de viabilidade de um projeto. Hoje em dia com a chegada dos Drones pequenas e médias empresas têm acesso a esta tecnologia aumentando a precisão nas tomadas de decisões estratégicas do seu negócio.
Oque antes era realizado com grandes câmeras embarcadas em aeronaves com pilotos, hoje com Drones, é feito de forma autônoma, teleguiado através de um sistema GPS e embarcados com sensores de alta definição utilizados em diversos tipos de aplicações. A Aerofotogrametria com Drones é efetuada através de 3 etapas: planejamento, execução do voo e processamento dos dados.
Ortofotos
Modelo Digital de Elevação - MDS
Curvas de Nível
Ortomosaicos
Modelo 3D Texturizado
Medições Precisas
Modelo Digital de Terreno - MDT
Nuvens de Pontos
Análises Específicas