A Agricultura de Precisão é um sistema de gerenciamento integrado de informações e tecnologias. A técnica visa o gerenciamento detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todo os processos envolvidos na produção. A aplicação das técnicas de AP é precisa e eficiente, graças ao avanço da tecnologia de referenciamento e posicionamento, como o GPS, de sensores específicos e Geotecnologias.
Com as Soluções da Drone & GIS é possível utilizar todo potencial da Inteligência Geográfica aplicadas as técnicas de Agricultura de Precisão, trazendo análises e mapas específicos, afim de facilitar o entendimento e o gerenciamento das operações agrícolas.
Conheça
GESTÃO E MONITORAMENTO
A Inovação tecnológica no Agronegócio já é uma realidade em quase todos os países. Dados Geoespaciais, Telemetria, Índices de Vegetação, integração de sensores, entre outros, estarão cada vez mais existentes no dia a dia do produtor.
A Drone & GIS apresenta Soluções Aéreas e Geotecnologias utilizando todo o potencial da Inteligência Geográfica por meio da Geolocalização trazendo mapas, análises específicas e aplicações que ajudam na gestão e monitoramento de toda a operação agrícola.
• Gestão integrada das áreas de produção;
• Monitoramento da safra;
• Automatização a coleta de dados;
• Monitoramento de frota;
• Análises e desempenho;
• Mapeamento cadastral;
SAÚDE DA VEGETAÇÃO
O mapeamento aéreo com Drones e sensores específicos embarcados, nos permitem obter dados qualitativos e quantitativos da vegetação de maneira remota.
Por meio destes sensores é possível gerar os Índices de Vegetação (modelos matemáticos desenvolvidos para avaliar e diagnosticar a cobertura vegetal).
A partir desses Índices é possível desenvolver inúmeras aplicações na Agricultura, possibilitando melhor monitoramento e ganhos de produtividade.
• Detectar e avaliar o estresse da plantação;
• Crescimento e produtividade;
• Aplicação localizada de insumos;
• Detectar desmatamentos;
• Localização de pragas;
• Medição de biomassa;
ANÁLISES AUTOMATIZADAS
A partir de Mapeamento Aéreo e captação de imagens de alta resolução com Drones, é possível, por meio de softwares de processamento de imagens e visão computacional, desenvolver análises específicas e automatizadas para o Setor Agrícola.
Essas análises tem como objetivo aumentar a eficiência e aumento da produção e diminuição de custos.
• Mapeamento de Linhas de Plantio;
• Mapeamento de Falhas no Plantio;
• Contagem de Plantas;
• Classificações por amostragem;
MAPEAMENTOS E CERTIFICAÇÕES
A Drone & GIS desenvolve mapeamentos para o setor rural através de processos manuais, automáticos e semi-automáticos, onde a forma de desenvolvimento é definido pela escala, precisão e aplicação.
No processo, a empresa utiliza Drones e Imagens de Satélite (se necessário), GPS de alta precisão e softwares específicos dependendo do produto ou aplicação solicitada.
• Mapeamento de Uso do Solo;
• Cadastro Ambiental Rural (CAR);
• Mapeamento de Cobertura Vegetal;
• Áreas de Preservação Permanente (APP);
• Mapeamento para Estudos Ambientais;
• Mapeamentos Hidrográficos;
GESTÃO AMBIENTAL
Soluções Geotecnológicas para gestão e manejo ambiental, permitindo gerenciamento dos ativos ambientais e apoio ao atendimento dos processos regulatórios do Código Florestal Brasileiro e outras legislações.
A utilização dos dados e análises de Sistemas de Informação Geográficas são fundamentais para a Gestão Ambiental no Agronegócio.
Proporciona a redução de riscos ambientais, maior precisão, menor tempo para tomada de decisão, otimização de recursos, redução de custos operacionais e melhor controle e fiscalização ambiental de maneira remota.
Por sua riqueza de detalhes e a possibilidade de realizar medidas lineares, angulares, cálculos de perímetro, áreas, entre outros, o mosaico de Ortofotos é de suma importância no Agronegócio. A partir desse produto é possível desenvolver mapas e análises geoespaciais para inúmeras aplicações.
As Curvas de Nível ou Altimetria, refere-se a linhas traçadas que indicam o relevo do terreno, ou seja, são linhas imaginárias que ligam pontos de mesma altitude. Na Agricultura, a Altimetria é muito utilizada no planejamento do plantio, terraplenagem, projetos de terraceamento, entre outros.
O MDS é um modelo tridimensional que representa a área, apresentando todos os objetos acima do solo, como, vegetação e estruturas. Com elevada resolução espacial, na Agricultura, pode ser utilizado para visualização e análises detalhadas do solo e plantio, medições precisas de altura, declividade, dados hidrológicos, entre outros estudos.
O MDT é uma representação matemática contínua da distribuição espacial das variações de altitude numa área. Diferente do MDS, o MDT não apresenta os objetos acima do solo. Na Agricultura esse modelo é fundamental para o planejamento do plantio, projetos de terraplenagem, terraceamento, entre outras aplicações.
Acompanhar o desenvolvimento da lavoura, identificar complicações durante o processo produtivo e planejar ações para corrigi-las. Agir com eficiência durante o desenvolvimento da produção possibilita evitar perdas e garante o sucesso do cultivo.
Uma das grandes vantagens do mapeamento aéreo com Drones, comparado aos meios convencionais, é a rapidez e eficiência. Dependendo do equipamento, pode-se mapear até 3000 hectares de cobertura por voo e gerar produtos de alta resolução de toda área mapeada.
Por meio de voos frequentes é possível acompanhar as etapas de desenvolvimento da plantação. Com o levantamento dos dados do voo realizamos análises sazonais, permitindo melhorar seus processos, aumentando a eficiência e a previsibilidade nos próximos ciclos da produção.
Ferramentas de fácil transporte, com atuação rápida e segura, os Drones facilitam bastante em casos de propriedades que se encontram-se em locais de difícil acesso ou que são muito extensas.