Licenciamento Ambiental, Certificações, CAR - Cadastro Ambiental Rural, Inspeção Aérea, Monitoramento e Sistemas de Gestão.
CONHEÇA
Gestão Ambiental - Geotecnologias e Veículos Aéreos não Tripulados.
Compreender a interdependência dos ecossistemas terrestres e o impacto humano no meio ambiente exige uma grande quantidade de informações e capacidade analítica.
O uso das Aplicações de Geotecnologias não só permitem alcançar essas exigências de maneira rápida e eficiente, mas também são essenciais para o Licenciamento, Monitoramento, Estudos e Sistemas de Gestão Ambiental.
Uma das aplicações mais eficazes das Geotecnologias na Gestão do Meio Ambiente são os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTS/DRONES).
Por meio de sensores (câmeras ) específicos, as Aeronaves apresentam tecnologias primordiais para captação e geração de dados, de maneira rápida, precisa e confiável.
Sistemas de Informação Geográfica na Avaliação de Impactos Ambientais
Por meio da integração de diferentes dados: imagens raster, vetoriais, numéricos e tabulares, a utilização dos SIG/GIS nas avaliações de impactos ambientais tem se mostrado eficiente e eficaz.
Além da possibilidade de traçar o diagnóstico da situação e gerar prognósticos, O SIG/GIS pode ser aplicado em todas as fases de avaliação do impacto, desde o estudo preliminar de investigação, análise confirmatória, e, inclusive, na fase de monitoramento/remediação.
As análises espaciais desenvolvidas pelos sistemas permitem inferir que o conhecimento da localização da área avaliada é de extrema importância para identificação e avaliação do impacto ambiental, uma vez que conduzem à mitigação e/ou reparação do mesmo.
Sistemas de Informação Geográfica no Licenciamento Ambiental
A utilização dos SIG/GIS no Licenciamento Ambiental permite a análise de vários aspectos físicos, biológicos e sociais, a fim de criar uma situação que possibilita que todas as variáveis sejam mencionadas e mensuradas, sem grandes lacunas.
Com a integração de diferentes dados temáticos e geração de análises, específicas, o sistema facilita o estudo e possibilita relacionar a informação existente através da posição geográfica e topologia dos objetos, com o fim de gerar nova informação.
O uso do sistema permite desenvolver análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados
possibilita o cruzamento de informações e proporciona uma visão integrada da situação.
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A utilização dos Sistemas de Informação Geográfica para coletar, integrar, armazenar e publicar os dados referentes ao Cadastro Ambiental Rural são essenciais para o registro.
O cadastro ambiental rural geralmente é realizado com a função de regularização fundiária de uma propriedade.
Sistemas de Informação Geográfica na Gestão de Recursos Hídricos
No últimos anos, o saldo hídrico foi negativo em algumas regiões do Brasil. refletido em baixos índices de reservatórios, e as causas são inúmeras como: intenso e desenfreado crescimento urbano nas grandes cidades, constante processo de desmatamento, intervenções nos corpos hídricos, entre outras causas.
No entanto, as ferramentas de SIG/GIS aplicadas à gestão de recursos hídricos, se apresentam como uma solução eficiente e rápida, facilitando o planejamento, monitoramento e fiscalização.
O SIG/GIS permite a sobreposição de camadas, gerando mapas compostos de, por exemplo, condições de referência ambientais, identificação do domínio hídrico e de áreas vulneráveis. Permite visualizar a evolução do uso do território, modelar atividades futuras, desenvolver analises complexas, identificar onde sucessivos impactos podem afetar uma área em particular e muito mais.
alcançar essas exigências de maneira rápida e eficiente, mas também são
As análises espaciais desenvolvidas pelos sistemas permitem inferir que o conhecimento da localização da área avaliada é de extrema importância para identificação e avaliação do impacto ambiental, uma vez que conduzem à mitigação e/ou reparação do